Em 2018 passei 30 dias em um retiro onde por 12 dias guiei a parte espiritual e ancorei os processos femininos de autoconhecimento e depois passei mais 18 dias com um Xamã fazendo um processo de amadurecimento íntimo e pessoal.
Fiquei estes 30 dias em um lugar único de frente para o mar e já nos últimos dias me deparei com um incomodo profundo, não conseguia acessar algo que desejava e resolvi naquela manhã ver o sol nascer em silêncio e observando o mar.
Ali sentada, vi pescadores saindo para o mar, um a um, todos iam passando pela arrebentação, mas confesso que meu olhar não estava focado, o incomodo interno não me deixava em paz até que observei um homem jovem, devia ter minha idade, ele estava tentando passar pela arrebentação com seu pequeno barco e falhava todas as vezes.
Hora ele era arrastado para a praia, hora engolia água e perdia o barco.
Ele estava tentando com toda força fazer o barco passar por cima das ondas e não conseguia.
Bem próximo a mim, estava um senhor, ele devia ter por volta dos 70 anos, ele observava o jovem e ria, gargalhava dos erros e tentativas frustradas, ali sentado ele estava realmente se divertindo.
Eu comecei a ficar inquieta, queria xingar aquele homem, pois eu sabia na pele o quanto tentar milhares de vezes e não conseguir era humilhante.
Depois de muitas gargalhadas do senhor e milhares de tentativas do jovem, ele se levantou e ofereceu ajuda.
Entrou com leveza no mar, pegou a ponta do barco com a mão e assim que a onda veio na arrebentação, ele simplesmente mergulhou a ponta do barco no mar e ele saiu do outro lado.
Assim, simples assim.
O jovem agradeceu, mergulho e foi para o alto mar, ele voltou, sentou ao meu lado e disse o seguinte:
Na arrebentação da vida, no lugar de tentar passar por cima, é preciso mergulhar minha filha, mergulhar.
Se levantou e saiu.
Eu ainda fiquei horas ali sentada, me dando a oportunidade de mergulhar sem reclamar, de mergulhar no desconhecido sem querer ter o controle.
Se você precisa passar e não está conseguindo, só por hoje MERGULHE.
Funciona, prometo.
Noéle Gomes
Como atravessar a arrebentação
Em 2018 passei 30 dias em um retiro onde por 12 dias guiei a parte espiritual e ancorei os processos femininos de autoconhecimento e depois